Encontre o seu veículo:

Antifurto veicular: Parafusos e mais 6 dicas para a segurança do seu automóvel

Não é novidade para ninguém que as ações de segurança pública não são suficientes para evitar que os crimes aconteçam. Por isso, cada um precisa fazer a sua parte e adotar medidas que ajudem a manter em sua proteção e dos seus bens.

No caso do automóvel, existem diversas medidas antifurto que ajudam a evitar que ele seja roubado. Cada uma delas apresenta a sua eficácia e, muitas vezes, podemos adotar mais de uma para aumentar a proteção do carro.

Neste artigo listamos as principais estratégias de antifurto veicular, para que você possa conhecer as opções disponíveis no mercado e escolher aquela que atende melhor as suas necessidades. Continue lendo e veja nossas dicas para cuidar do seu automóvel.

1. Parafusos antifurto

O parafuso antifurto tem se tornado mais cada vez mais popular em função da sua praticidade. Ele é vendido em formato de kit, sendo que um é suficiente para proteger todas as rodas do veículo evitando que elas sejam furtadas.

Para isso, basta adquirir o parafuso específico para o modelo do seu carro e substituir um parafuso de cada roda pelo antifurto. Assim, você mantém o visual e a originalidade do veículo, mas se previne contra um grande prejuízo.

2. Trava de câmbio e freio

Essa é uma alternativa para quem busca uma solução prática e de baixo custo, mas que apresenta uma grande eficácia para evitar que o veículo seja furtado. Essa trava funciona de uma forma muito simples, impedindo que a alavanca de câmbio seja movimentada.

Ela fica encaixada na alavanca e no freio de mão, desse modo, não é possível mudar as marchas e fazer o carro sair do lugar. A grande vantagem é que você pode instalar e desinstalar apenas utilizando uma chave, sem a necessidade de recorrer a profissionais.

3. Trava de volante e pedal

Esse recurso também é bastante popular e utilizado por muita gente. As travas do volante e do pedal, assim como a de câmbio e freio, impedem que o veículo seja movimentado. Existe um modelo específico para travar apenas o volante e aquele que enrosca no pedal do freio.

Essa medida também é bastante econômica e muito simples, sendo que você pode adquirir a trava facilmente em lojas de autopeças ou pela internet. A instalação é feita quando o veículo estiver estacionado e, para destravar, basta utilizar a chave.

4. Alarme

Fazer barulho é uma excelente opção para espantar o criminoso, por isso, os alarmes continuam sendo um dos principais recursos antifurto veicular. Atualmente eles estão bem mais acessíveis e existem diversas marcas no mercado.

Cada modelo de alarme funciona de uma forma diferente e contém recursos também distintos. Porém, esse dispositivo precisa ser instalado por um profissional, uma vez que mexe com a parte elétrica do carro e, se houver erros, pode comprometer outras funções.

5. Bloqueador

Outra alternativa de dispositivo antifurto veicular são os bloqueadores, que atuam como mais uma barreira para impedir o roubo, mesmo que o criminoso consiga dar partida no veículo. Esse aparelho é instalado com o intuito cortar a corrente elétrica ou o funcionamento da bomba de combustível.

O acionamento do sistema pode ser feito de forma automática, quando as portas do carro são trancadas. Para que ele seja desligado, é instalado um pequeno interruptor em um local que somente o proprietário do carro sabe onde fica. Algumas vezes, o bloqueador é instalado junto com o alarme.

6. Localizador

Você não precisa se preocupar se todas as tentativas anteriores tiverem falhado, porque ainda existe a opção de instalar em seu carro um localizador. Esse dispositivo permite descobrir onde o veículo está caso ele seja levado por um criminoso, assim, pode ser recuperado.

Existem localizadores vendidos de forma livre para que o proprietário do veículo saiba onde o carro está. No entanto, o ideal seria contratar uma empresa especializada para fazer o monitoramento e dar todo o suporte necessário caso ocorra algum problema.

7. Rastreador

O rastreador funciona basicamente como um localizador, porém, suas funções são um pouco mais completas. Em vez de indicar apenas onde o carro está, esse dispositivo mostra qual foi a trajetória feita por ele.

Assim, você pode ver todo o caminho que foi percorrido pelo carro, mesmo que ele não tenha sido furtado. O rastreamento é feito por tecnologia GPS e, consequentemente, o localizador já está embutido. Também é oferecido por empresas especializadas.

Recursos não faltam para você adotar um sistema antifurto veicular e proteger o seu carro de diferentes maneiras. Conforme explicamos, muitas dessas estratégias podem ser associadas, assim, você pode se prevenir ainda mais contra os roubos e furtos.

118GROUP
Rated 5/ 5 based on 10 customer reviews
SmartFix
Rua Doutor Sílvio Dante Bertacchi, 508 São Paulo, Brasil
Phone: (11) 3484-1626
× Clique e fale no whats