Compre aqui McGard Original com o melhor preço e garantia de fábrica

Compre aqui McGard Original com o melhor preço

Aguarde um instante estamos buscando o melhor kit antifurto para roda
Pesquise pelo seu modelo aqui!

Quarentena: como cuidar do carro parado na garagem?

Para muitas pessoas a quarentena é sinônimo de carro parado na garagem, afinal, não será necessário sair com ele todos os dias. Embora isso pareça uma grande economia de combustível, é preciso ter cuidado para que o veículo não sofra danos.

Um carro que fica muito tempo parado pode começar a apresentar problemas como bateria descarregada, esvaziamento dos pneus e acúmulo de resíduos no cárter. Portanto, você não pode simplesmente se esquecer dele na garagem, deve fazer algumas manutenções.

Então, se você vai ficar em casa por algum tempo coloque em sua rotina os cuidados com seu automóvel. Para ajudar, preparamos este artigo mostrando o que fazer para garantir que seu veículo estará funcionando perfeitamente quando a quarentena passar. Confira!

Veja também: 7 maneiras “inusitadas” de guardar o estepe em seu automóvel.

Lave o carro

Se o veículo vai ficar muito tempo guardado o ideal é que ele esteja limpo. A sujeira que se acumula sobre a lataria pode danificar a pintura, provocar incrustações ou manchas. Sendo assim, prefira dar uma boa lavada e aplicar cera protetora. Caso a garagem seja aberta, pode ser interessante investir em uma capa.

O interior do veículo também precisa de atenção, porque embora ele ficará totalmente fechado, existe o risco de proliferar fungos e micro-organismos, que afetam tanto a saúde quando as superfícies onde se aglomeram, então, faça uma higienização do interior.

Desconecte a bateria

Se o seu carro for de um modelo mais antigo, você pode evitar que a bateria descarregue desconectando os cabos dela. Comece pelo polo negativo e depois retire o positivo, que geralmente tem uma tampa vermelha. Não se esqueça de que os dois polos não devem ficar em contato.

Já nos carros mais novos, desconectar a bateria por muito tempo pode fazer com que ele perca alguma das suas configurações, como do módulo e rádio. Por isso, o melhor é consultar o manual para saber como proceder, mas isso também varia conforme a bateria, porque algumas podem durar por várias semanas.

Saia com o carro

Uma dica para que você consiga manter a bateria carregada é uma vez por semana sair com o carro, apenas para fazê-lo se movimentar. Dando uma volta pelo bairro, além de você recarregar a bateria, fará com que os fluidos dela se movimentem.

Também estará trabalhando o câmbio do veículo, que não pode ficar parado por muito tempo; e ainda fará a movimentação do combustível e do fluido de arrefecimento, fazendo com que todos os sistemas trabalhem e evitando entupimentos.

Mantenha os pneus calibrados

Quando o carro fica muito tempo parado na garagem a tendência é de que ele perca o ar dos pneus. Com isso a borracha pode deformar, ficar ressecada e ainda existe o risco de forçar a roda. Portanto, é muito importante que você verifique a calibragem dos pneus, o que pode ser feito quando sair para dar uma volta com ele.

Caso você tenha um compressor de ar, pode fazer a calibragem em sua própria casa. Desse modo, estará mantendo os pneus sempre cheios, evitando sua deformação. Mas tenha cuidado para não colocar ar demais.

Prefira um combustível com octanagem mais alta

Combustível também tem prazo de validade, que é de cerca de 2 meses ou menos. Depois desse tempo pode prejudicar o sistema de injeção, a ignição bem como acumular resíduos. Então, se o seu carro ficará mais tempo do que isso parado, é interessante optar por um combustível de qualidade maior.

Aqueles com octanagem mais alta duram mais. É o que acontece com a gasolina aditivada e as do tipo Premium. As substâncias que são acrescentadas a sua composição fazem com que o combustível ajude a preservar o motor, provocando menor desgaste de peças.

Não se esqueça, ainda, que os fluídos e óleos têm um tempo de validade, em especial aquele que faz a lubrificação do motor e do câmbio. Por isso, o ideal é que o carro se movimente um pouco. Antes de você colocá-lo em uso outra vez, faça uma revisão geral e verifique se já não está na hora de fazer a troca.

Além disso, prefira deixar o carro com o freio de mão solto. Para que ele não se movimente, você pode colocar calços nas rodas. Essa medida é importante para que os componentes do freio não grudem e funcionem perfeitamente quando o carro for utilizado outra vez.

Roda de aço ou liga leve? Saiba qual pode ser a melhor opção. Clique aqui!

O importante é que você não se esqueça de que, embora o carro esteja parado, ele ainda precisa de cuidados, muitas vezes até maiores do que quando está em funcionamento. Como dica de última hora, lembre-se de antes de sair com veículo verificar se o fluido de arrefecimento do radiador está na medida correta, para não superaquecer o motor.

PALAVRAS-CHAVE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

20/04/2020

Antifurto veicular: Parafusos e mais 6 dicas para a segurança do seu automóvel

07/10/2019

7 Dicas para tirar fotos melhores de seu Jeep Renegade

Entre em contato
Entre em contato
Site Protegido _ SmartfixMercado PagoGoogleCertificado RA1000

Desenvolvido por Surya Marketing

Smartfix © 2024 Direitos reservados
Site atualizado em:
11:44 | 17/04/2024
envelopecartphone-handsetmap-marker