O roubo de estepes é um crime muito comum atualmente, por isso, as pessoas procuram diversas formas de se prevenir contra ele. São ideias malucas e muito criativas para travar ao máximo essa roda sobressalente a fim de que ela não seja levada por bandidos.
Mas toda essa criatividade não é de agora. As montadoras também desenvolveram diversos modelos de veículos que armazenavam o estepe em lugares muito inusitados. E nós fizemos uma lista com alguns deles para que você possa recordar.
Continue lendo para conferir e veja se algumas dessas ideias podem servir como inspiração para você armazenar o estepe em seu automóvel também!
Leia também: Roubo de estepe, aumenta o número de casos!
A Kombi, modelo da Volkswagen, já armazenou o estepe em vários lugares. Porém, a posição mais adotada foi atrás do banco do motorista. Ele ficava fixado na parede metálica que separava esse banco dos passageiros da primeira fila.
Quem disse que o cofre do motor é reservado somente para ele e seus componentes? O Fiat 147, que foi lançado em 1976, tinha o seu estepe alojado dentro do cofre. A intenção era deixar o carro um pouco maior, evitando ocupar espaço no porta-malas de apenas 352 litros.
Essa mesma ideia do Fiat 147 foi aproveitada no Bianco S, que circulou entre os anos 70 e 80. Seu estepe também ficava no cofre do motor, posicionado na parte de trás do veículo, mas em lugar acima dele, entre as torres da suspensão traseira.
Modelos que trazem o estepe na tampa do porta-malas são mais comuns hoje em dia. Porém, no caso do Willys Je, essa ideia não deu muito certo. Como esse veículo era muito leve, o estepe posicionado atrás fazia com que ele levantasse a parte da frente.
Então, a montadora decidiu posicionar a roda sobressalente na lateral direita, pois desse modo compensava o peso do motorista.
Mas não é somente atrás que você pode guardar o estepe do seu carro. Que tal seguir a ideia do Gurgel Carajás e posicioná-lo no capô do veículo? O único problema é que essa ideia não deu muito certo, porque a roda ali atrapalhava a visão e ainda tornava mais difícil abrir o capô. Por isso, muitos proprietários preferiam guardar o estepe no porta-malas.
Sim, existe um carro que tem o seu estepe fixado no para-choque! Mas vamos explicar direito, porque na verdade ele fica em um suporte em formato de braço móvel. Estamos falando do Cross Fox, que teve essa adaptação em 2010 porque o estepe perto da lanterna fazia muito ruído.
Ok, reconhecemos que guardar o estepe no porta-malas não é muito inusitado. Afinal, diversos modelos tiveram a roda sobressalente guardada ali. Porém, é interessante conhecer a história do MP Lafer, uma réplica Nacional do MG TD inglês.
Ele foi montado sobre o chassi do Fusca aproveitando também a sua mecânica. O problema é que o motor do Fusca é posicionado atrás, local onde ficaria o estepe do MG TD. Por isso, o que aconteceu foi mudar a posição da roda sobressalente para frente, só que o desenho dela foi mantido na carcaça. Então, parecia que o estepe estava atrás, mas era só um engodo!
O que você achou dessas ideias? Nem todas a gente pode aproveitar, não é mesmo? Por isso, se você quer realmente proteger o seu estepe e evitar o furto, o ideal é procurar soluções mais inteligentes e eficazes, como os parafusos antifurto. Assim você estará protegendo o seu carro, mas sem fazer com que ele perca a originalidade e o estilo!
Conheça 5 vantagens da instalação do antifurto em seu veículo. Clique aqui!
Desenvolvido por Surya Marketing