Encontre o seu veículo:

Dicas para prevenir o roubo ou furto do estepe do seu carro

Você já deve ter ouvido falar em roubo ou furto de estepe, não é mesmo? Esse tipo de crime se tornou muito comum pela facilidade que os criminosos têm de acessar esse pneu extra e retirá-lo do veículo, em especial nos modelos nos quais a fixação é externa.

Mesmo que o carro inteiro não tenha sido levado, isso não significa que o proprietário não tenha prejuízo. Afinal, será necessário investir em um novo estepe, e o mais rápido possível, uma vez que esse item é indispensável no veículo e a sua falta pode acarretar multas.

Mas o que fazer para não ser mais uma das vítimas? Continue lendo este artigo e descubra! Nele, listamos algumas dicas para que você possa prevenir o roubo e o furto de estepe do seu carro, a fim de não ser pego de surpresa nem precisar gastar de forma inesperada. Veja!

Evite deixar o carro a noite na rua

Durante a noite fica muito mais fácil para os bandidos agirem, uma vez que, além da luminosidade reduzida,menos movimento de pessoas. Portanto, se o seu carro ficar exposto em vias públicas você poderá ser a próxima vítima.

Se não puder voltar para casa ou for ficar fora, procure deixar o carro na garagem de um amigo, ou pague a diária de um estacionamento. Com certeza o valor será muito menor do que você ter que arcar com um estepe novo.

 

Estacione onde você possa ver

Sempre que for possível prefira deixar o seu carro estacionado em um local onde você consiga vê-lo. Essa dica é essencial principalmente à noite, mas não se engane, porque o furto e roubo de estepe também pode acontecer durante o dia.

Sendo assim, não tenha a falsa sensação de segurança e, mesmo que você esteja em seu horário de almoço ou tenha parado para tomar um cafezinho, prefira deixar o seu veículo o mais próximo possível, ao alcance do seu olhar.

 

Evite as ruas desertas

É verdade que nem sempre a gente consegue encontrar uma vaga para estacionar em vias públicas e ainda por cima perto de onde estamos. Se for esse o caso e você realmente precisar deixar o seu carro na rua, evite aquelas desertas.

Os locais onde não há muita circulação de pessoas facilitam a ação dos criminosos, pois ninguém está vigiando, e mesmo a ronda policial é feita com menor intensidade. Então, ainda é melhor optar por vias expressas, onde há movimento constante.

 

Prefira estacionamentos particulares

É natural termos a falsa sensação de segurança quando estacionamos o carro no estacionamento do shopping ou de um supermercado, por exemplo. A gente pode acreditar que ele está bem guardado ali, porém, não é assim que funciona. O crime de furto do estepe pode acontecer nesses locais.

Qualquer pessoa tem acesso a esse tipo de estacionamento, então, se você puder optar por aqueles particulares será melhor. Ali o acesso é um pouco mais controlado e o seu veículo será monitorado pelas câmeras de segurança.

 

Mantenha o estepe coberto

Você já ouviu o ditado que diz que aquilo que não é visto não é cobiçado? Pois ele se encaixa muito bem nessa situação! Os criminosos sempre preferem aquilo que está em mais fácil acesso, por isso, uma forma de você inibir a ação deles é manter o estepe coberto com uma lona ou capa rígida.

É verdade que esses não são acessórios de segurança, no entanto, mantêm a roda extra recoberta, sendo um empecilho que atrapalha a ação rápida. Por isso, os bandidos podem desistir do seu carro.

 

Deixe o estepe travado no veículo

Os parafusos que fazem a fixação do estepe apenas evitam que ele fique trepidando no veículo. Não são um item de segurança, uma vez que podem ser removidos com ferramentas que encontramos facilmente no comércio. Então, o ideal é que você use outro tipo de trava, como uma corrente com cadeado.

Porém, existe uma alternativa ainda mais eficaz. Em vez de acrescentar um volume em seu veículo, você pode optar pelos parafusos antifurto. Eles substituem os originais e não podem ser removidos senão por quem tem a chave específica que vem junto com o kit. Seu material não pode ser destruído nem é possível improvisar para retirá-los, por isso, de fato protegem a roda extra.

A grande vantagem de optar pelo parafuso antifurto para prevenir o roubo do seu estepe é que você pode substituir apenas um. Ou seja, um kit faz a proteção do seu veículo inteiro. Assim, você não terá desagradável surpresa de ter o seu estepe roubado, nem ficará com prejuízos fora de hora.