Encontre o seu veículo:

Estepe: fique atento na hora de escolher a marca

Nenhum modelo de automóvel pode circular por aí sem o estepe. Esse pneu sobressalente é exigido por lei, uma vez que se caracteriza como um dos itens de segurança do veículo, já que substitui o pneu original caso ele sofra qualquer tipo de dano.

Mas nem todos os proprietários de veículos têm o cuidado que deveriam com o estepe. Afinal, essa roda está ali apenas para o caso de alguma emergência, então, ela não precisa de muita atenção, não é mesmo? Na verdade, é um erro pensar assim.

O estepe requer diversos cuidados assim como todos os demais pneus. Além disso, você precisa estar atento a um fator muito importante, que é a marca escolhida para ele. Acredite, isso faz toda diferença quando você precisar utilizar o pneu sobressalente. Continue lendo para saber mais!

A função do estepe e sua importância

O estepe de um carro não está ali por acaso. Esse pneu extra é um item muito importante, uma vez que ele evita você ficar no caminho caso aconteça alguma coisa com os pneus que estão em uso. Tendo esse recurso a mais, basta fazer a substituição e seguir viagem.

A função do estepe, portanto, é garantir que você chegue ao seu destino com segurança, evitando que receba, também, uma multa por estar com problemas e atrapalhando o trânsito.

Mas tenha cuidado quando for escolher o seu estepe, porque é preciso ter atenção com alguns detalhes para garantir que não acontecerá nenhum problema quando fizer a substituição de uma das rodas originais.

Cuidado com a marca do seu estepe

Uma das recomendações das montadoras, dos fabricantes de pneus e também dos mecânicos é com referência à mistura de marcas de pneu. Você sabia que nenhum deles indica a utilização de marcas diferentes em um mesmo eixo?

Isso significa que, quando for trocar os pneus, deve optar por quatro da mesma marca, ou pelo menos dois de uma marca na frente e dois de outra atrás. O ideal é nunca colocar pneus diferentes atrás ou na frente, não importa qual seja o tipo de tração do seu veículo.

Muita gente acredita que pneu é sempre pneu e, por isso, não faz diferença a marca que foi escolhida, a não ser pelo fato de que ele pode apresentar alguns detalhes estéticos que desarmonizam a aparência do carro, porém, o visual dele é o menor dos problemas.

É fato que o ideal é escolher uma boa marca de pneus, mas aqui também não estamos falando especificamente sobre qualidade. A preocupação é realmente utilizar marcas distintas no mesmo eixo, porque isso pode interferir a dirigibilidade do veículo.

É claro que o ideal seria preferir as marcas mais renomadas e com credibilidade no mercado, para utilizar itens com uma boa tecnologia, excelente durabilidade e que ofereçam segurança na hora de dirigir. Mas, escolher pneus iguais, já está de bom tamanho.

Por que é preciso optar por pneus da mesma marca?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que os pneus não são todos iguais, da mesma forma como camisetas de marcas diferentes também não são iguais, nem canetas, celulares ou qualquer outro tipo de produto que utilizamos no dia a dia.

Os pneus apresentam características diferentes e, por isso, o seu comportamento quando instalados nos carros também é diferente. Isso significa que uma determinada marca tem uma resposta na hora da aceleração, da tração e da frenagem.

Portanto, se você colocar dois pneus diferentes atrás ou na frente do seu carro, corre o risco de ele sofrer instabilidades que podem provocar acidentes. É por isso que precisa ter atenção na hora de escolher a marca do estepe.

Se você tiver um pneu extra com uma marca diferente daqueles que estão instalados no carro, quando precisar utilizar o estepe, estará sujeito aos problemas que citamos. Portanto, o ideal é que ele seja igual a todos os demais, assim, o melhor é que você prefira se manter fiel a uma determinada marca.

Lembrando que essa recomendação é válida para quem utiliza o estepe do tamanho das rodas originais. Afinal, o estepe temporário já é diferente de todos os demais pneus, desse modo, independentemente da sua marca, ele terá um comportamento único.

Mas não se esqueça: se o seu estepe tiver as dimensões normais, tenha o cuidado de escolher a marca que está instalada em seu veículo. Assim, se você precisar fazer uma viagem mais longa utilizando essa roda extra, não terá nenhum tipo de problema e não estará sujeito a riscos.

118GROUP
Rated 5/ 5 based on 10 customer reviews
SmartFix
Rua Doutor Sílvio Dante Bertacchi, 508 São Paulo, Brasil
Phone: (11) 3484-1626
× Clique e fale no whats