Encontre o seu veículo:

Garanta a segurança do seu veículo! Não cole adesivos que exponham informações pessoais

A personalização do veículo é uma prática que tem sido muito adotada atualmente. Afinal, existe o desejo de colocar a sua própria identidade no carro, para isso, são adotados diversos recursos como o envelopamento, a troca de rodas e a aplicação de adesivos.

Embora essa seja uma forma de dar exclusividade para o automóvel, é importante ter cuidado com a última opção. Isso porque nem todos os adesivos são seguros, uma vez que alguns deles podem chamar a atenção de criminosos e aumentar a sua suscetibilidade para sofrer um roubo ou furto.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo nosso artigo e entenda por que você precisa ter atenção com os adesivos escolhidos e a importância de não revelar informações pessoais na hora de personalizar o seu carro.

Os perigos que os adesivos oferecem

Quem nunca colocou um adesivo no carro? Essa prática é bastante comum e ajuda a valorizar o visual do automóvel, bem como transmitir algumas informações que gostaríamos que as outras pessoas conhecessem. Porém, essa prática inocente pode colocar você em risco.

Acredite, porque não somos nós que estamos afirmando isso. No Manual de Autoproteção da Polícia Militar do Estado de São  Paulo, em sua página 29, você encontrará a seguinte instrução:

“Evite colocar em seu veículo adesivos e outros símbolos que possam indicar a sua condição social e outras características pessoais, como: adesivos de mergulho, condomínios ou academia de alto padrão, etc.”

Perceba que, dependendo do tipo de adesivo fixado no veículo, ele serve como um indicativo para apontar para o criminoso uma possível vítima. Afinal, as informações que oferecem falam bastante sobre sua condição social, seus hábitos, rotina e outras características e individualidades.

Como você viu no Manual da Polícia, alguns adesivos indicam que você tem uma situação financeira melhor por serem indicativos de uma classe social mais alta. O mesmo se dá com os logotipos de universidades ou até mesmo de um local turístico que você visitou.

Existem, também, aqueles que remetem ao universo feminino e são adotados pelas mulheres com o intuito de dar esse toque especial para o veículo. Porém, eles mostram para os criminosos uma vítima mais vulnerável, e ainda possibilitam marcar facilmente o carro.

Até mesmo os adesivos de times de futebol podem ser um perigo. Mostrar essa sua preferência aumenta as chances de torcedores fanáticos de times rivais atacarem o veículo, seja com você nele ou não.

Muita gente ainda é adepta dos adesivos que representam os membros da família. Embora essa seja uma demonstração de carinho para com os entes queridos, também não é uma boa alternativa. Isso porque eles expõem a sua vida pessoal e podem facilitar a tentativa de golpes.

Então, o melhor é não usar adesivos?

Não há nenhum problema em você personalizar o seu carro fixando adesivos nele, apenas é preciso ter cuidado na hora de escolher a imagem, símbolo ou logotipo que você está utilizando. O ideal é que não transpasse nenhum tipo de mensagem ou informação sobre sua vida particular ou que permitam identificar você.

Os adesivos precisam ser neutros para que façam a decoração do veículo sem expor você ou a sua família. Não existe nenhum tipo de risco, por exemplo, em utilizar faixas com cores diferentes, imagens que remetem a um personagem do cinema ou temas específicos, desde que eles não estejam envolvidos com polêmicas ou extremismos.

Recursos não faltam para você adotar um sistema antifurto veicular e proteger o seu carro de diferentes maneiras. Conforme explicamos, muitas dessas estratégias podem ser associadas, assim, você pode se prevenir ainda mais contra os roubos e furtos.

118GROUP
Rated 5/ 5 based on 10 customer reviews
SmartFix
Rua Doutor Sílvio Dante Bertacchi, 508 São Paulo, Brasil
Phone: (11) 3484-1626
× Clique e fale no whats