Encontre o seu veículo:

Você sabe identificar o que as cores das luzes do painel te indicam, e que as cores das luzes não são meros enfeites no painel?
Pois é, cada uma das luzes do painel tem um significado e em alguns casos muito importante!

Vamos lá, o padrão das cores são sempre Vermelho, Amarelo e Azul ou Verde, veja abaixo o que cada uma delas significa e que ação tomar quando elas aparecem no seu painel.

  • Vermelho:
    A luz vermelha acende somente em situações críticas, de emergência ou quando o carro não pode estar em movimento (Freio de mão), nesses casos a atitude correta é estacionar o carro e verificar o que está ocorrendo pois provavelmente o carro necessita de um reparo imediato e a indicação é que não ande com o veículo até entender o que está ocorrendo. Lembre-se sempre de verificar o manual do carro.

 

  • Amarelo:
    A luz amarela acende como advertência ao condutor do veículo, ou seja, advertindo sobre algum defeito que pode se agravar ao longo do tempo. A que mais conhecemos nesse caso é a luz do combustível. Nesse caso não é necessário parar de dirigir, mas procure o mais breve possível um mecânico de sua confiança para verificar o que está acontecendo com o seu veículo.

 

  • Azul ou Verde:
    Quando essas luzes acenderem não se preocupe pois não indicam falhas, elas são meramente informativas como farol alto, desembaçador traseiro, etc.
    Não se esqueça de sempre reparar nos alertas que os carros nos emitem, eles podem nos orientar e principalmente nos ajudar a prevenir maiores danos aos nossos veículos.

Veja outros assuntos interessantes