Encontre o seu veículo:

Furto de rodas e pneus dos carros estacionados nas ruas

Ter o carro roubado é um grande prejuízo, no entanto, não é somente esse tipo de crime que causa impactos financeiros para os proprietários de veículos. Muitas vezes o interesse dos ladrões não é o automóvel em si, mas objetos em seu interior, acessórios e até mesmo as rodas e os pneus.

Carros que ficam estacionados nas ruas estão ainda mais suscetíveis a esse tipo de crime, porém, nem sempre é uma opção parar em um estacionamento fechado. Sendo assim, é preciso recorrer a outros recursos para garantir a proteção do veículo.

Neste artigo falaremos um pouco sobre esse tipo de furto que, aliás, é muito comum, os impactos financeiros negativos que ele traz para o dono do veículo e ainda apresentaremos uma solução eficaz para se proteger. Continue lendo!

 

Furto de rodas e pneus, um crime muito comum

Embora o furto de veículos tenha um grande destaque nos noticiários, existem outros crimes cometidos nas ruas de o todo o Brasil que trazem prejuízos para os proprietários de automóveis. Afinal, os ladrões não visam somente o carro inteiro.

Muitas vezes o interesse deles está em acessórios, como o rádio. Outras, são os pertences que estão no interior do veículo que chamam a atenção. Mas existe outro tipo de furto que vem sendo praticado e está se tornando cada vez mais comum, que é o das rodas e pneus.

Você também deve conhecer um caso de alguém que deixou o carro estacionado na rua e, quando voltou, o encontrou apoiado sobre blocos, madeiras, macacos ou simplesmente abandonado no chão, totalmente descalço.

Esses itens são visados para roubo em função do alto valor que apresentam no mercado, em especial quando se trata dos aros maiores como o 17 e 21, também rodas especiais, como aquelas de liga leve e esportivas. Entretanto, mesmo as mais comuns chamam a atenção dos bandidos porque encontram quem faça a receptação delas.

Por isso, ao parar o carro na rua qualquer pessoa está sujeita a voltar e não encontrar as suas rodas no lugar. Basta ter as ferramentas necessárias para conseguir remover os itens do veículo e ir embora como se nada tivesse acontecido, deixando o prejuízo para o proprietário.

 

Prejuízos causados pelo furto de rodas e pneus

Se você acredita que o prejuízo acontece somente quando o carro é roubado, está muito enganado. Quando rodas e pneus são furtados o impacto financeiro para proprietário do veículo também é grande, já que esses itens podem ter um valor alto.

Alguns jogos de rodas podem facilmente chegar ao valor de R$ 2.000,00 e outros até ultrapassam isso. E não é diferente com os pneus, porque dependendo do aro o valor pago é esse para cada um deles.

Mesmo que estejamos falando de rodas e pneus com preços mais populares, pelo menos R$ 1.000,00 serão levados do proprietário caso ele seja vítima desse tipo de furto. Cá entre nós, um gasto como esse de forma inesperada pode gerar um rombo no orçamento de muita gente.

Porém, nem sempre deixar de parar o carro na rua é possível, então, é preciso ser mais esperto do que os criminosos e procurar por soluções que dificultem esse tipo de crime, como é o caso do parafuso antifurto.

 

Como se prevenir do furto de rodas e pneus

Como o furto de rodas e pneus é mais comum de acontecer em carros parados nas ruas, há quem acredite que a solução seria não deixar o veículo estacionado em vias públicas. Realmente, essa é uma opção, no entanto, nem sempre é possível agir assim.

Em algum momento todo mundo precisa deixar o carro em um local onde não gostaria de estacionar. Para que seja vítima de um furto bastam apenas poucos minutos, porque os criminosos são rápidos na hora de agir.

Sendo assim, uma alternativa melhor é inibir a tentativa de furto acrescentando ao veículo itens que dificultem a remoção das rodas e também do estepe. Esse é o caso dos parafusos antifurto.

Esse tipo de parafuso apresenta uma cabeça com formato totalmente diferente daqueles comuns, pois o desenho é totalmente exclusivo nesses kits. Não é necessário trocar todos os parafusos originais do veículo. Você precisa de apenas um para evitar que o futuro aconteça.

Como os ladrões estão sempre em busca de vítimas fáceis, ao encontrar essa dificuldade certamente desistirão da tentativa de furto. Por isso, o seu carro estará protegido de uma maneira muito simples.

Quem já passou por essa situação sabe o quanto é frustrante e a sensação de impotência sentida por as rodas do seu carro roubadas. Felizmente é possível evitar que isso aconteça com você, então, procure se prevenir para não ser a próxima vítima.