Encontre o seu veículo:

Quais as vantagens do pneu de uso misto?

Não existe somente várias marcas de pneu no mercado, mas encontramos também tipos diferentes deles. Alguns são recomendados para uso no asfalto, outros para andar em estrada de terra (off-road), mas cada vez mais cresce o uso de pneus mistos, ou seja, que podem ser usados tanto na terra quanto no asfalto.

Isso tem acontecido, principalmente, por causa do crescimento do mercado de automóveis SUV. Em função disso, houve a necessidade de adequar os pneus às aventuras que os proprietários pretendem ter com suas máquinas e, de fato, há vantagem em optar por esse tipo de pneu.

Preparamos este artigo para falar sobre os pneus mistos, suas características e as vantagens de optar por eles. Continue lendo e descubra se pode ser uma boa opção para você!

Sobre os pneus de uso misto

Existe uma grande diferença entre circular em estradas de terra e no asfalto. Quando estamos em um terreno off-road o carro precisa de maior aderência no solo para evitar derrapagens, e ele também sofre mais agressões por causa das irregularidades. Já no asfalto não enfrentamos esse tipo de problema, pois a pavimentação é mais uniforme.

Por isso, os pneus utilizados no veículo precisam estar adequados ao tipo de terreno por onde ele circulará. Como as necessidades são distintas em cada um dos espaços, é preciso que o carro esteja equipado com pneus que apresentem melhor desempenho em cada situação.

Sendo assim, existem aqueles que são específicos para rodar no asfalto e os destinados para uso em estradas de terra. Mas, e quando vamos circular nesses dois tipos de terreno? Nessas horas, o ideal é optar pelo pneu misto.

Os sulcos desse tipo de pneu têm um formato e espaçamento desenvolvidos para que o veículo tenha um bom desempenho tanto no asfalto quanto na terra. Assim, não há grande prejuízo na performance em um ambiente ou em outro, favorecendo a dirigibilidade em todas as situações.

O pneu misto apresenta características diferentes daqueles destinados para o asfalto porque tem um pouco mais de robustez. Portanto, suporta melhor as agressões das diferenças no terreno, mas não chega a ser como aqueles específicos para off-road, que apresentam uma carcaça muito reforçada.

 

Vantagem de optar pelo pneu misto

Quem realmente circula em estradas de terra e no asfalto percebe as vantagens de optar pelo pneu misto em vez de daquele específico para asfalto ou exclusivo de off-road. Afinal, no primeiro caso não há uma boa aderência com a terra e os impactos são maiores. No segundo, o desempenho na terra é excelente, porém no asfalto é muito ruim, com uma aderência muito grande, perda de performance e maior consumo de combustível.

Portanto as vantagens de optar pelo pneu misto quando ele de fato é necessário são:

  • melhor dirigibilidade na terra;
  • bom desempenho no asfalto;
  • adequação do pneu às diferenças de terreno em off-road;
  • menor desgaste de componentes.

 

O pneu misto é bom para todos?

Há quem diga que o pneu misto não é bom porque o veículo perde um pouco de performance, faz muito barulho quando está rodando, entre outros defeitos. Mas isso porque há quem escolha esse tipo de pneu exclusivamente pelo seu visual, quando na verdade deveria optar por funcionalidade.

O uso do pneu misto é destinado especificamente para aqueles que vão rodar tanto na terra quanto no asfalto, por isso, precisam de um equilíbrio na performance do veículo nesses dois tipos de terreno. Aqueles que rodam no asfalto e de vez em quando off-road realmente não terão muitas vantagens em optar por esse tipo de pneu.

Ele apresentará um desempenho ruim se for utilizado de forma inadequada, mas quando instalado no veículo para circular 50 e 50%, então, a diferença é muito grande para o motorista e a performance do carro.

O pneu misto é uma excelente opção para você ter a liberdade de circular na terra ou no asfalto, com garantia de uma melhor performance do seu veículo. Mas não se esqueça de que, se o uso for exclusivo no asfalto ou em off-road, o ideal é você optar pelos pneus específicos para cada situação.