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Rodízio de pneus: Entenda como ele pode ser feito

Quando os automóveis são equipados com tração dianteira ou traseira existe a tendência de os pneus se desgastarem mais rapidamente. Ou seja, se a tração do carro está atrás, são esses pneus que ficarão gastos primeiros. O mesmo acontece se a tração estiver na frente.

Nesse caso, a vida útil desses componentes é reduzida e você precisa investir em um novo jogo de pneus mesmo antes do previsto. Mas existe uma forma de evitar que isso aconteça, que é fazendo o rodízio de pneus.

Além de proporcionar uma boa economia para você, essa prática ajuda a garantir a boa estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Afinal, esse desgaste desigual dos pneus provoca instabilidade e desequilíbrio, deixando a condução mais complicada.

No entanto, o rodízio precisa ser feito do jeito certo para que realmente apresente a eficácia esperada, e é sobre isso que nós falaremos neste artigo. Continue lendo para saber como realizar o rodízio do jeito certo, a fim de realmente alcançar benefícios e vantagens com ele!

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Medidas importantes antes do rodízio

Antes de realizar o rodízio de pneus é preciso que você analise alguns detalhes para que essa rotação seja benéfica. Afinal, considere que em um carro as peças e componentes atuam em conjunto, sendo assim, uma pode afetar o desempenho da outra.

Então, antes de mexer na posição dos pneus você precisa:

 

Inspecionar as rodas

Os pneus e as rodas precisam ser inspecionados antes do rodízio para que você possa identificar possíveis bolhas, deformações ou amassados, o que poderia interferir nos resultados do rodízio. Isso é importante porque falhas ou defeitos como esses podem danificar um componente bom.

Revisar a suspensão

Os componentes da suspensão, quando não estão trabalhando corretamente, também podem danificar os pneus. Portanto, o rodízio não surtirá o efeito que você deseja. Antes dele é fundamental revisar todo o sistema de suspensão, verificando se não há peças quebradas ou gastas que precisam ser trocadas.

Técnicas corretas para fazer rodízio de pneus

É importante saber que quando fazemos o rodízio de pneus é preciso seguir uma técnica em cada situação, por que o procedimento varia de acordo com o tipo de pneu e de carro. Veja só!

Rodízio para pneu unidirecional

No caso dos pneus unidirecionais ou direcionais, eles são projetados para trabalharem somente do lado direito ou do lado esquerdo do carro. Por isso, não pode ser feita a troca de lados. Na hora do rodízio, esse tipo de pneu só pode ser trocado da frente para trás e de trás para frente, respeitando o lado em que ele já está instalado.

Rodízio para pneu convencional

No caso do pneu convencional ou assimétrico ele pode ser instalado em qualquer lado do carro. Assim, não importa se está à esquerda ou à direita, porque isso não prejudica o seu desempenho ou funcionamento.

Aqui, o rodízio é feito em X, tanto para carros com tração traseira quanto dianteira. A troca é feita da seguinte forma: a roda que está na frente, do lado do motorista, deve seguir para trás, do lado do carona. A que está na frente, do lado do carona, deve seguir para trás, do lado do motorista.

Rodízio em veículos 4 X 4

Esse tipo de carro também pode passar pelo rodízio de pneus, mas é preciso ter atenção se não existe diferença de tamanhos entre os da dianteira e traseira. Se tiverem as mesmas dimensões, o rodízio pode ser feito em X, mas se houver diferença nas dimensões, a única técnica eficaz é mudar os pneus da esquerda para direita e vice-versa, mantendo os da frente e os de trás nesse local.

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Não se esqueça de que depois de fazer o rodízio de pneus é fundamental fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas. Afinal, como há um desgaste desigual dos componentes é preciso que eles sejam equilibrados, a fim de que pequenas diferenças, mesmo que não possam ser notados a olho nu, não interfiram na dirigibilidade nem provoquem desgastes ainda maiores nas bandas de rodagem.

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