Encontre o seu veículo:

Roubo de estepe, aumenta o número de casos!

Então você sai com o seu carro está dirigindo tranquilamente quando percebe que algo está errado: um pneu furou! Isso acontece com todo mundo, não é mesmo? Mas basta substituir pelo estepe e está tudo certo, porém, nem sempre é tão simples assim.

Muita gente já passou por essa situação, o problema é que quando foi procurar por aquele pneu extra percebeu que ele não estava lá. Em algum momento foi furtado e o proprietário do veículo nem mesmo se deu conta disso.

Acredite, isso é mais comum do que muitos acreditam e traz prejuízos para quem tem um carro, além do transtorno de ficar no caminho. É sobre esse assunto que falaremos neste artigo e apresentarmos uma forma de não ser a próxima vítima desse tipo de crime. Continue lendo!

 

O interesse dos bandidos no estepe dos carros

Cada vez mais as montadoras se preocupam em facilitar a rotina dos proprietários de veículos. Além das diversas funções com as quais eles agora vêm equipados, a posição do estepe foi repensada para ser um mais funcional e prática.

Seja com o intuito de facilitar o acesso ou aproveitar o espaço no veículo, diversos modelos agora trazem o estepe do lado externo do carro, seja na tampa do porta-malas ou parte de baixo do veículo.

O problema é que dessa forma esse item fica exposto e, com isso, atrai o olhar de bandidos. Nem sempre eles querem levar o carro inteiro, porque existem casos em que o seu interesse está somente nos acessórios e nas rodas, ou exclusivamente no estepe.

Infelizmente, existe um mercado amplo para comercialização desses itens. O comércio ilegal de peças é abastecido por esse tipo de crime, que deixa o prejuízo para quem procura andar dentro da lei.

Mas não pense que é somente a substituição do estepe que acaba prejudicando o proprietário do veículo. Além de ele ser vítima nesse sentido, corre o risco de ser multado, afinal, o estepe é um item obrigatório, mas como nem sempre a pessoa sabe que foi roubada, pode estar circulando por aí, ser abordado em uma blitz e ter essa surpresa desagradável.

 

Sobre os furtos de estepe

Roubar um estepe é muito fácil porque, como dito, o acesso a ele agora é pela parte externa do veículo. Basta ter uma chave comum para remover o item do seu lugar, e isso é feito em poucos segundos, muitas vezes sem levantar suspeitas.

Por isso, cada vez mais ouvimos falar sobre o roubo de estepe e de rodas, aliás, cerca de 40% das ocorrências envolvendo automóveis estão relacionadas ao roubo de estepe. Um número muito alto de pessoas que ficaram no prejuízo.

Carros estacionados na rua e em lugares escuros ou de pouco movimento são aqueles mais suscetíveis a esse tipo de crime. Mas não podemos dizer que a culpa é do proprietário, pois em algumas situações não existe como estacionar em outro lugar.

Então, para evitar que esses números continuem aumentando o ideal é adotar medidas preventivas para evitar que o furto aconteça, e nós temos algumas sugestões para você. Veja a seguir!

 

Como impedir o roubo de estepe

Estacionar em um local seguro seria uma das primeiras opções para evitar ser uma das vítimas do roubo de estepe. Mas existem outras alternativas para você não precisar ficar selecionando onde vai parar o seu carro.

Uma delas seria para os modelos de veículo cujo pneu é fixado na tampa do porta-malas. A capa dura com o sistema de lacre dificulta o roubo, além de proteger o pneu contra batidas leves ou as ações do tempo, mas ela não é inviolável.

Para ficar mais seguro, você pode usar um kit de parafusos antifurto, utilizado tanto no estepe como em todas as rodas do seu veículo. Esses itens não têm o mesmo formato dos parafusos convencionais, por isso, não podem ser removidos com chaves comuns.

Cada kit é acompanhado por uma chave segredo que serve apenas naqueles parafusos. Somente quem está portando essa chave consegue fazer a remoção deles. São fabricados em um material muito resistente e um sistema que evita o uso de outras ferramentas para fazer a sua remoção. Sendo assim, é um item muito seguro e eficaz.

A vantagem do Kit é o fato de que, além de você se proteger contra o roubo de estepe, também evita que todas as outras rodas do seu carro sejam furtadas. Afinal, se você proteger somente o estepe o bandido ainda tem mais quatro chances de te deixar no prejuízo. Então, procure proteger o seu bem utilizando produtos realmente eficazes que inibem o crime.