Compre aqui McGard Original com o melhor preço e garantia de fábrica

Compre aqui McGard Original com o melhor preço

Aguarde um instante estamos buscando o melhor kit antifurto para roda
Pesquise pelo seu modelo aqui!

Como prolongar a vida útil do pneu do automóvel

Você sabia que pneu também tem prazo de validade? Ele é de cerca de 5 anos, período em que a borracha ainda tem qualidade para rodar com segurança. Porém, nem sempre o pneu dura esse tempo todo.

Há casos em que o desgaste ocorre muito rápido ou a borracha fica ressecada. Assim, a vida útil desse item acaba ficando muito curta, o que pode pesar no bolso do proprietário, já que é preciso fazer trocas com maior frequência.

No entanto, é possível prolongar a vida útil do pneu para que ele tenha uma durabilidade mais extensa. E nós preparamos este artigo para explicar como você pode fazer isso. Continue lendo e descubra como fazer o pneu durar mais, porém sem perder a segurança.

Confira os 7 itens de segurança que todo automóvel deve ter, clicando aqui!

Prefira as medidas originais

Cada modelo de automóvel é submetido a testes para obter um melhor desempenho com os componentes escolhidos para ele, o que inclui as rodas e pneus. Isso significa que o seu carro tem uma performance melhor quando está com as peças originais.

Embora substituir as rodas e os pneus por aros maiores ou bandas mais largas seja uma valorização estética, isso pode levar a um desgaste excessivo da borracha. Caso você não abra mão dessa alteração, procure um especialista para verificar se são necessárias adequações, como na suspensão para evitar esse problema.

Mantenha a calibragem correta

Os pneus também são preenchidos com ar até uma determinada pressão. Ela o mantém na medida certa, nem muito cheio (o que promove instabilidade), nem vazio demais (o que aumenta o atrito com o solo), o que ajuda prolongar a sua durabilidade e traz mais estabilidade para o carro.

Por isso, uma das formas de aumentar a vida útil do pneu é manter a calibragem correta. Periodicamente é preciso verificar se ela está certa, de acordo com o manual do veículo. Não se esqueça de que a pressão varia se o carro estiver vazio ou com lotação total, sendo preciso ajustar a calibragem para cada situação.

 

Verifique a capacidade de carga do pneu

Existe um detalhe nos pneus que nem todas as pessoas conhecem. Sabia que eles têm um limite de capacidade de carga? Isso significa que ele pode ser instalado apenas em carros que estejam dentro do seu limite para que tenha um melhor desempenho.

Cada pneu vem com essa identificação, trazendo um número que vai de 70 a 100. Aqueles com capacidade 70, por exemplo, podem ser utilizados em carros com até 800 quilos. Não se esqueça de considerar a lotação do veículo na hora de fazer esse cálculo.

 

Evite fazer manobras bruscas

O modo como se dirige também influencia na durabilidade do pneu, fazendo com que ele tenha ou não um desgaste rápido. As frenagens bruscas e as acelerações rápidas são manobras que você deve evitar para conservar esse item.

Nos dois casos provocamos um atrito excessivo da borracha com o terreno. Não importa se trata-se de um pavimento asfáltico ou de terra, o pneu sofrerá um desgaste maior perdendo banda, e se isso for frequente ele terá um vida bem curta.

Faça o rodízio

Quando a tração do carro é apenas dianteira ou traseira, aqueles que sofrem tração tendem a desgastar mais rápido em função da força exercida para movimentar o carro. Então, o ideal é fazer o rodízio entre 5 ou 10 mil quilômetros rodados.

Para que o processo seja feito do jeito correto, não dispense a mão de obra profissional. Afinal, pneus diagonais e radiais têm um rodízio diferente, bem como os modelos com tração 4X4. Se não for feito do jeito certo, pode acelerar o desgaste.

Lembre-se de que em um carro as peças se influenciam, por isso, você também precisa cuidar da manutenção de outros componentes como a suspensão, para que peças defeituosas não acabem sobrecarregando os pneus levando ao desgaste prematuro.

Entenda as diferenças entre tração dianteira x tração traseira. Clique aqui!

Com todas essas dicas você conseguirá aproveitar ao máximo a durabilidade dos pneus, para que possa se planejar adequadamente e fazer trocas no tempo certo, além de evitar as diferenças de desgaste que poderiam comprometer a dirigibilidade e estabilidade do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

16/03/2020

Rodízio de pneus: Entenda como ele pode ser feito

20/02/2020

O que são pneus verdes e qual a diferença para o convencional

Entre em contato
Entre em contato
Site Protegido _ SmartfixMercado PagoGoogleCertificado RA1000

Desenvolvido por Surya Marketing

Smartfix © 2024 Direitos reservados
Site atualizado em:
16:00 | 26/04/2024
envelopecartphone-handsetmap-marker