Encontre o seu veículo:

Roda de aço ou liga leve? Saiba qual pode ser a melhor opção

Os proprietários de veículos encontram diversas opções de peças e acessórios para incrementar suas máquinas. Alguns são mais cobiçados do que os outros, como no caso das rodas de liga leve, que adornam desde os carros utilitários até os de luxo e esportivos.

Apesar de todo esse glamour e o visual que elas oferecem para o veículo, há quem prefira as rodas de aço. Isso porque elas se mostram mais resistentes, pelo menos é o que muita gente acredita, mas entre uma e outra, qual seria a melhor opção?

Preparamos este artigo para responder essa pergunta, ou melhor, apresentar algumas das características das rodas de aço e de liga leve a fim de que você possa tomar a melhor decisão de acordo com o seu carro. Confira!

Quais são as principais diferenças entre as rodas de liga leve e de aço?

Na hora de escolher entre uma roda de liga leve ou de aço você perceberá que elas apresentam três diferenças principais. A primeira delas, e que chama muito a atenção dos proprietários de veículos, é a estética, já que as rodas de liga leve conferem um toque mais esportivo para o carro.

Outro ponto atrativo é o peso, afinal, a roda de liga leve recebe esse nome justamente por causa do seu peso reduzido em relação às rodas de aço. Entretanto, isso faz com que elas tenham um custo mais elevado, sendo preferível optar pelas de aço quando se quer reduzir o orçamento.

 

Qual é a diferença de peso entre uma roda de aço e a de liga leve?

As rodas de liga leve são cerca de 15% mais leves do que as rodas de aço estampado. Entretanto, existem casos em que a redução de peso é ainda maior em função da utilização de ligas metálicas mais nobres, que fazem com que a peça chegue a ser 50% mais leve.

Isso acontece em carros de luxo, utilitários esportivos e esportivos.

 

É verdade que a roda de liga leve aumenta a performance do carro?

Muita gente acaba trocando as rodas de aço pelas de liga leve acreditando que elas melhoram a performance do carro por terem uma redução do seu peso. No entanto, isso não acontece e o consumo do veículo tem uma redução muito pequena. Para um ganho significativo é preciso utilizar rodas maiores, aquelas que trazem as ligas nobres, porque de fato melhoram o desempenho e eficiência da máquina.

 

As rodas de aço são mesmo mais resistentes?

Tanto as rodas de aço quanto as de liga leve passam por testes para serem homologadas e não há diferença para uma e outra. Todas são submetidas à salinidade, agentes químicos e choques térmicos em laboratório. Também são feitos testes de impactos para simular várias situações que a peça vivenciará, como subir e descer uma guia, cair em vala, ralar e ainda observa-se parâmetros de velocidade, calibragem e ângulo. Ou seja, nesse quesito elas são equivalentes.

 

Por que as rodas de liga leve danificam mais?

Essa afirmação não é 100% verdadeira porque as rodas de liga leve não danificam mais do que as de aço. O que acontece é que geralmente as rodas de aço são equipadas com calotas para melhorar o seu visual, então, são esses acessórios que acabam sofrendo os impactos, danos e agressões. No caso da roda de liga leve ela mesma é agredida.

 

É possível fazer o conserto de uma roda de liga leve?

Essa é uma das vantagens da roda de liga leve porque caso ela sofra algum dano estrutural em muitos casos é possível fazer um reparo. Profissionais especializados analisam a estrutura da roda e utilizam um ultrassom para observar se há fissuras internas que poderiam trazer insegurança durante a condução. É feito o conserto e a roda pode voltar para o veículo. No caso das de aço, essa manutenção pode ter um custo similar ao de uma roda nova, por isso nem sempre vale a pena.

 

Como é feita a conservação das rodas de aço e liga leve?

Para ambas, a melhor forma de preservar a integridade das rodas é mantendo o balanceamento delas. Nos dois casos são utilizados os chumbos no aro, mas na de liga leve, para manter a estética dela, a fixação é feita na parte interna.

Optar por uma roda de liga leve ou de aço é mais questão de estilo e gosto do que de fato eficiência, a não ser que você tenha um esportivo ou modelo de luxo! No mais, optando pela roda de liga leve somente é preciso ter cuidado para que ela não sofra danos que comprometam a sua estética, já que não é equipada com calotas como as rodas de aço.