Encontre o seu veículo:

Rodas de liga leve: o que fazer quando estiverem arranhadas?

Nem sempre o visual original de um veículo agrada muito, mas ele pode ser melhorado por meio da instalação de alguns acessórios e detalhes que personalizam a máquina. Um dos preferidos entre os proprietários são as rodas de liga leve.

Existem modelos que já saem de fábrica com esse item, mas também é possível trocar as rodas originais para dar um toque de modernidade e esportividade para o carro. Porém, há apenas um contratempo: as rodas de liga leve são muito suscetíveis a danos.

Um amassado e arranhões prejudicam significativamente o seu visual e acabam comprometendo a imagem de todo o carro. Mas não se preocupe, porque esses contratempos podem ser superados. Veja o que fazer quando a sua roda de liga leve estiver arranhada para recuperar o aspecto novo dela!

É verdade que as rodas de liga leve arranham mais?

Antes de deixarmos nossas dicas para você resolver o problema dos arranhões em rodas de liga leve, é importante esclarecer essa dúvida. Há quem acredite que esse tipo de roda esteja mais suscetível a sofrer arranhões do que as de ferro ou aço, mas isso não é verdade.

Todos os tipos de roda são submetidos a testes de acordo com as agressões e situações que elas poderão vivenciar no dia a dia de uso do carro. Cada uma delas apenas é liberada para comercialização caso tenha um bom desempenho.

Não existe um teste diferente para as rodas de liga leve. Elas passam pelas mesmas situações que as demais, por isso, também apresentam uma excelente resistência. O que acontece é que há uma exposição maior do material, que fica mais suscetível a danos.

A beleza das rodas de liga leve está em seu design, então, elas não recebem nenhum tipo de proteção. Já os demais tipos não têm um grande atrativo visual, então, geralmente são adornados com calotas e são elas que acabam sofrendo os danos, não as rodas.

 

Dicas para eliminar pequenos riscos das rodas de liga leve

Por mais cuidado que se tenha as rodas de liga leve estão expostas, sendo assim, elas podem sofrer dando superficiais e, em casos mais extremos, estruturais. O que pode ser feito para melhorar o visual quando os arranhões aparecem? Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar!

 

Aplique querosene

Não, o querosene não tem um efeito mágico e não apaga arranhões, mas nem sempre o visual prejudicado da sua roda de liga leve de fato acontece por causa de danos na superfície. Existem casos em que é a sujeira incrustada está provocando esse efeito.

Portanto, você pode começar a manutenção aplicando um pano com um pouco de querosene, realmente pouco, para dissolver a sujeira acumulada. Esse produto removerá todas as impurezas e algumas manchas também, dependendo do que as causou.

Depois de limpar toda a roda, lave com água e sabão neutro, seque e dê um polimento com uma cera automotiva de boa qualidade.

 

Use massa para polir

Se você fizer a limpeza das rodas de liga leve e perceber que elas ainda estão com pequenos arranhões e danos mais superficiais, pode recorrer a um outro recurso: a massa de polimento.

Ela tem uma textura ligeiramente arenosa que promove uma abrasão leve sobre a superfície onde é aplicada. Desse modo, ajuda a polir de uma forma muito eficaz, mas precisa ser utilizada do jeito certo para não prejudicar o visual das rodas.

Utilizando um pedaço de estopa ou um pano macio, aplique uma pequena quantidade da massa sobre a roda, faça o polimento com movimento circulares. Não é necessário exercer força excessiva, apenas uma ligeira pressão.

Depois de fazer o polimento de toda a superfície, remova a massa e aplique um pouco de cera automotiva de boa qualidade. Ela complementa o serviço deixando a superfície ainda mais homogênea e brilhante.

 

Contrate um serviço especializado

Caso as suas rodas tenham sofrido danos mais expressivos, com arranhões profundos ou amassados, então a solução é procurar por um serviço especializado para fazer a manutenção delas. Em muitos casos é perfeitamente possível recuperar a roda quando os danos não afetam expressivamente a sua estrutura.

O valor do serviço varia muito em função do dano que precisa ser reparado, do tamanho do aro e da região onde você está. De toda forma, na maioria das vezes o conserto fica mais em conta do que adquirir um conjunto novo. Porém, se o profissional disser que não é possível recuperar evite andar com o carro nessas condições e faça a substituição das rodas.

Não se esqueça de que esse tipo de serviço deve ser feito por profissionais especializados no reparo de rodas de liga leve. Afinal, é preciso uma avaliação criteriosa para ter certeza de que ela está em boas condições. Também será essencial habilidade e equipamentos específicos para que ela tenha seu visual recuperado com sucesso.