Encontre o seu veículo:

Negocie seu seguro veicular em tempo de quarentena do Covid-19

É fato que a rotina de todas as pessoas mudou em função da quarentena por causa da Covid-19. Foi necessário fazer diversas adequações na rotina pessoal e de trabalho, sendo que muitas pessoas estão afastadas dos seus empregos ou trabalhando em sistema Home Office.

Para alguns, a renda pode cair bastante e, nessas horas, uma das primeiras medidas a serem adotadas é minimizar os custos mensais, para poder investir no básico e naquilo que será realmente necessário nesse período.

Pensando nisso, será que é possível cortar um pouco dos gastos com o seguro do automóvel? Afinal, ele não estará circulando, então, nada mais justo do que pagar menos, certo? Quer saber mais? Então continue lendo e descubra de que maneira negociar com a operadora para reduzir o valor da sua apólice durante a quarentena.

Por que o seguro do carro pode ficar mais barato na quarentena?

A quarentena mudou a rotina da maioria das pessoas. Agora, a recomendação é ficar em casa o máximo possível, por isso, aulas foram suspensas, academias fechadas, empresas trabalhando em sistema Home Office ou delivery e o contato social também está sendo evitado.

Portanto, talvez o seu carro, assim como de muitas outras pessoas, esteja ficando mais tempo na garagem do que na rua. Consequentemente, ele está menos exposto à sinistralidade, então, esse é um dos motivos para que você negocie com a sua operadora a fim de reduzir o valor da apólice durante a quarentena.

É um direito do consumidor alterar o contrato para incluir ou excluir alguma garantia inicial. Sendo assim, se você cancelar momentaneamente uma cobertura, é possível pagar menos pelo seguro nesse período em que ficará mais tempo em casa.

Mas é importante saber que essa negociação depende da operadora também. Por isso, você precisa consultar o contrato para analisar quais foram as condições que aceitou no momento em que o assinou. Assim poderá verificar o que pode ser excluído ou cancelado momentaneamente para minimizar a mensalidade.

O que faz o seguro ficar mais barato na quarentena?

O valor do seguro de um carro leva em consideração diversos fatores, como:

  • modelo do veículo;
  • ano de fabricação;
  • risco de roubo ou furto;
  • quem o dirige;
  • locais por onde circula;
  • onde fica estacionado;
  • disponibilidade de peças;
  • custo da mão de obra para conserto; entre outros.

Perceba que durante o período de quarentena da Covid-19, se o carro ficará parado por muito tempo ele estará menos sujeitos a alguns sinistros, como o roubo ou furto. Além disso, a chance de se envolver em um acidente é menor, de sofrer algum dano em função de terceiros ou de apresentar panes mecânicas.

Sendo assim, todos esses fatores podem fazer com que o seguro fique mais barato durante o período da quarentena. Você pode pedir para que a operadora faça um novo cálculo do valor da apólice considerando essas condições, ou ver a possibilidade de eliminar alguma cobertura.

Caso você julgue mais adequado, também pode verificar com a empresa a possibilidade de suspender o seguro por completo nesse período em que não fará uso do carro. Para que ele não fique totalmente desprotegido, uma alternativa é recorrer a aplicativos para contratar um seguro por tempo determinado.

Assim, enquanto você estiver na quarentena pode contar apenas com as proteções que sejam realmente indispensáveis e, depois que tudo passar ou a sua rotina começar a se normalizar, pode mais uma vez utilizar o seguro completo.

No entanto, não se esqueça do que explicamos: é preciso que você analise o seu contrato e consulte a sua operadora para entender de que maneira ela trabalha nessas situações especiais. De toda forma, tente uma negociação para que você não pague por um serviço que não vai utilizar.

118GROUP
Rated 5/ 5 based on 10 customer reviews
SmartFix
Rua Doutor Sílvio Dante Bertacchi, 508 São Paulo, Brasil
Phone: (11) 3484-1626
× Clique e fale no whats